skip to Main Content

Onde encontrar famílias e componentes BIM?

Famílias e componentes BIM são peças chaves na modelagem de projetos BIM, por isso é muito importante pesquisar bem quais você está utilizando na prática

Já explicamos um pouco sobre família e componentes BIM em outro post, entretanto na grande parte das vezes o que as pessoas buscam realmente é onde encontrar boas famílias para seus projetos. Quem já se envolveu no processo de criação de famílias sabe como é trabalhoso o seu processo de criação e validação.

Muitas vezes a busca por famílias prontas é a primeira saída a ser buscada pelos profissionais, entretanto a qualidade das famílias disponibilizadas na internet varia muito. Uma boa parte das ditas famílias BIM são apenas objetos exportados de softwares como SketchUp e 3ds Max, não contendo informações ou parametrizações.

DICA: Confira neste post como criar e organizar famílias BIM da melhor maneira.

Reunião BIM-BR no Rio de Janeiro

Reunião BIM-BR no Rio de Janeiro (Fonte: MDIC)

 

Portanto, é necessário sempre atentar e analisar a qualidade da família baixada! Quando encontramos boas famílias ainda pode ser necessário que elas precisem de alterações para adaptá-las aos processos do seu escritório.

Ainda assim, existem boas opções de repositórios onde podemos encontrar famílias muito bem feitas e frequentemente disponibilizadas pelos próprios fabricantes com grande qualidade.

Por isso separamos algumas boas fontes de famílias e componentes que nossa equipe usa no seu próprio dia-a-dia:

 

BIMobject

Disponível em BimObjetc. Talvez um dos repositórios de família que mais crescem atualmente. Incorporou o catálogo do Autodesk Seek e apresenta ferramentas para controle de catálogo por parte do fabricante.

Dessa forma, apresenta grande variedade de famílias desenvolvidas e fornecidas pelos próprios fabricantes. Plugins são oferecidos para as ferramentas SketchUp, Revit, ArchiCAD e AutoCAD. A partir da versão 2017 Service Pack 1, o Vectorworks oferece o catálogo do BIMObject incorporado a sua interface.

NBS National BIM Library

Disponível em NBSSite da biblioteca nacional BIM do Reino Unido. Ótimo repositório de famílias e componentes gratuitos e de ótima qualidade de acordo com as normas e padrões nacionais do Reino Unido. Apresenta componentes para as plataformas da Bentley (AECOsim), Graphisoft (Archicad), Autodesk (Revit) e Nemetschek (Vectorworks). Além de famílias em IFC.

 

BIM Smith

Disponível em BIMSmith. Uma ótima biblioteca online de famílias Revit seguindo os padrões de modelagem adotados pelo próprio site, mantendo assim um bom nível do conteúdo e uma grande padronização.

 

Smart BIM Library

Disponível em Smart BIM Library. Mais uma boa opção com opções de componentes e famílias diretamente de catálogos de fabricantes e, também, opções genéricas.

 

Revit City

Disponível em RevitCity.com. Site já antigo mas com um repositório imenso de arquivos de famílias para o Autodesk Revit. Como não existe uma padronização e os arquivos são criados por vários usuários diferentes, a qualidade acaba sendo um pouco variável.

Desenvolvimento nacional

Por último, gostaríamos de lembrar da ação governamental brasileira BIM BR, a qual já abordamos em outro post também. Recentemente foi lançada a Biblioteca Nacional BIM (ainda em fase de teste).

Vale destacar que atualmente esta “miscelânea” já apresenta as opções de busca por famílias e também por profissionais que atuem com BIM. Como profissionais do meio, temos a esperança que essa ação se consolide e seja um grande passo para a disseminação estruturada do BIM nacionalmente.

Matheus Bracht

Engenheiro Civil formado pela UFSC com período de intercâmbio na TU München. Estuda BIM desde 2011 quando era bolsista do Programa de Educação Tutorial. Atualmente é gerente BIM da Portal Engenharia, escritório especializado em projetos integrados de instalações complexas, onde supervisiona a criação de modelos, define processos, padrões e templates e realiza pesquisas em interoperabilidade, gestão de projetos e integração de modelos BIM com simulações energéticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top